sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

A Biblioteca vai à sala de aula

A professora bibliotecária, Fátima Pinto, "levou a biblioteca" a todas as escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância do agrupamento.

Visita ao Jardim de Infância de Tenões
Os alunos da Jardim de Infância de Tenões estão a fazer investigações sobre os desertos. A professora Fátima, depois de um período de diálogo em que os alunos apresentaram os seus conhecimentos,  ajudou-os a aprofundar a matéria com recurso a um filme.
Com base nesta atividade, os alunos produziram  trabalhos que foram compilados num ebook que pode ser lido aqui.




Visita ao Jardim de Infância de Nogueiró
   Em novembro, a equipa da biblioteca escolar deslocou-se à Sala 1 do Jardim de Nogueiró para apresentar às crianças a história do "Pedrito Coelho", de Beatrix Potter.
Começou por se explorar o livro nos seus conteúdos de formatação e de seguida apresentou-se a história com recurso à projeção de um vídeo. Depois da visualização, as crianças recontaram a história e relataram os factos que mais gostaram na aventura do Pedrito Coelho.
Os alunos relacionaram as aventuras do Pedrito com alguns episódios das suas vidas e a atitude maternal da mãe do Pedrito com a atitude das suas mães e ainda abordaram algumas questões do habitat do Coelho. 
Em conjunto, cantou-se e dramatizou-se uma canção sobre o Coelho. 
Depois desta atividade, as crianças fizeram estes lindos desenhos sobre a história do Pedrito Coelho.