quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Contos para ler, ouvir e sonhar na Escola Básica e Escola Básica nº2 de Lamaçães

            Os encarregados de educação, alunos e professores da Escola Básica e Escola Básica nº 2 de Lamaçães foram convidados a participar no encerramento do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com a atividade “Contos para ler, ouvir e sonhar”, transformando estas escolas em “centros de contos e magia entre gerações”.
Num clima acolhedor e mágico, pais e filhos proporcionaram ao público uma autêntica festa da Palavra. Fizeram-no porque acreditam que contar um conto estimula a criatividade e promove hábitos de leitura.
Os tempos modernos oferecem às crianças novos recursos para acederem às histórias infantis, no entanto, nada derruba a mágica fórmula “Era uma vez…” e são os pais os primeiros responsáveis na assunção do papel de mediadores na relação entre as crianças e os livros. A arte de leitura entre pais e filhos fortalece o ambiente familiar e faz com que a leitura, a palavra e a arte contribuam para a formação de melhores cidadãos, mais críticos e conscientes.
Leituras encenadas, leituras com fantoches, leituras partilhadas reuniram e uniram, nestas escolas, dezenas de pais, filhos e professores num excelente encontro onde a imaginação, a criatividade e o empenho dos pais e alunos estiveram ligados em prol da promoção da leitura.

            Um agradecimento enorme aos pais e alunos que proporcionaram este excelente momento a toda a comunidade educativa.